Tia Maria do Carmo
Hoje a Tia Maria do Carmo faria 100 anos.
Era Tia do coração. Quando os meus pais vieram viver para Lisboa, recém- casados e com pouco dinheiro, no final dos anos 40 do século passado, tiveram que repartir a casa com outro casal: o casal Soares. Já nessa altura o dinheiro era pouco para arrendar uma casa e o casal Soares, oriundo do mesmo concelho dos meus pais ofereceu-se para partilhar casa com o jovem casal Bento. Só que a senhoria não aceitava essa situação e a Maria do Carmo explicou que aqueles jovens não eram estranhos, pois a Etelvina era sua mana.
- Não se vê logo que somos parecidas! ?
A verdade é que não eram nada parecidas, mas a senhoria fez de conta que acreditava e lá aceitou. Foi assim que elas passaram a ser manas (eram amicíssimas, certamente muito mais amigas do que muitas irmãs) e a minha irmã Isabel, eu e mais tarde a Gracinha passámos a tratá-la por tia Maria do Carmo.
Uma mulher doce, doce, duma generosidade e alegria que manteve ao longo da vida. Nunca teve filhos, mas nós, tal como os sobrinhos, éramos tratados e amados como filhos. Claro que quando deixou de viver em Lisboa e já viúva as nossas visitas eram mais espaçadas, mas eram sempre momentos únicos de imensa alegria quando a visitávamos na sua casa na Chaínça. Mais tarde na Barquinha, já só eu cá estava para a visitar e depois no lar onde faleceu em 2020 com 97 anos.
Adorava contar-nos histórias em que a Bel e eu éramos protagonistas, quando pequeninas e ainda a viver com eles e era com muita saudade que as contava como que a fazer reviver os meus pais e a minha irmã, então já desaparecidos. Não se cansava de as repetir e sentia-se a alegria em reviver esses momentos em que foi tão feliz.
As minhas palavras são pobres para falar de uma pessoa tão querida, que foi tão importante nas nossas vidas e hoje, que completaria 100 anos, quero desta forma tão singela enviar-lhe um abraço, aquele abraço sempre tão apertado com que a saudávamos e nos despedíamos sempre que a visitávamos.
Se há pessoas boas no mundo, a Tia Maria do Carmo está entre elas.
Estas fotografias são do Verão de 2014, quando ela vivia na Barquinha.
4 de Outubro de 2023