Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lendo e escrevendo

Lendo e escrevendo

Quando o Parkinson nos bate à porta

11.04.19, Almerinda

pai.jpg

A doença de Parkinson fazia parte daquelas doenças de que não havia registo na família. Era, pois, uma coisa distante e é por isso, que só desde alguns anos eu assinalo este dia como o Dia Mundial do Parkinson.

Por volta de 2001começou-se a falar de Parkinson lá em casa quando ele bateu à nossa porta. Primeiro de forma muito ligeira, ténue, sem grandes marcas visíveis exteriormente. Foi a minha mãe, sempre atenta, quem primeiro achou que talvez fosse melhor levá-lo ao médico. Imagino que ele tenha resistido.

O tempo entretanto foi mostrando a todos nós e a ele naturalmente a degenerescência irreversível. Com períodos melhores e piores, com mudanças constantes na medicação. Estoicismo, muita coragem, exemplar também num processo em que o rodeámos do maior carinho, amor e atenção.

Não quero lembrar-me dessa fase. Aliás, punha e ponho sempre em contraponto o homem activo como torneiro mecânico exímio na sua profissão e que era procurado a nível nacional porque era o único que fazia determinadas peças para motores; o aeromodelista campeão nacional e ibérico em provas de planadores, de voo livre e circular; o entusiasta em conhecer e visitar as novidades e o que se passava no mundo. O seu sorriso lindo. A Expo que ele percorreu e visitou ao pormenor e metodicamente, todas as manhãs, usando os passes que lhe oferecemos deve ter sido uma última coisa que ele desfrutou plenamente antes de a doença se ter manifestado.

Quando o via sentado, na fase final da doença, lembrava-me das histórias que nos contava das brincadeiras com os irmãos e primos pelos campos das Mouriscas. Era então um menino magro e franzino mas que "saltava para cima do balcão a pés juntos"!

Neste dia 11 de Abril não posso deixar de pensar nele, noutras pessoas que entretanto conheço que padecem dessa doença e dos cuidadores e cuidadoras que vivem e se dedicam a minorar-lhes o sofrimento.

aeromodelista2.jpg

 

aeromodelista1.jpg

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.