Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lendo e escrevendo

Lendo e escrevendo

As leituras do momento...

20.03.20, Almerinda

livros, leituras.jpg

Quase, quase a acabar "Beloved". Merecia ter tido da minha parte uma maior concentração, um maior carinho e atenção, mas em tempo de pandemia, muitas vezes saltei para outras coisas, interrompi, voltei atrás, perdi-me. Era o livro que levaria para o nosso Clube de Leitura da Bertrand do Chiado do passado dia 16, mas nessa altura já tudo estava a ser cancelado. Nesse dia já tínhamos 331 infectados e era preciso ficar em casa o mais possível. Hoje, quando escrevo este post e no dia em que fiz esta aguarela já ultrapassámos os 1000. Logo que este surto pandémico começar a abrandar e nós pudermos de novo voltar ao convívio do Clube de Leitura, falaremos das nossas experiências neste interregno no espaço e no tempo, enquanto estivemos em isolamento ou quarentena, mas teremos também oportunidade de falar sobre a obra de Toni Morrison, a norte americana que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1993.

"A Peste" de Camus será o seguinte. Descobri que o tinha na estante, um dos muitos que ainda não tinha lido, apesar de há muitos anos "O Estrangeiro" ter sido um dos livros que me tocou e marcou decisivamente. Foi a referência ao livro no artigo "O vírus da nossa humanidade" de Álvaro Vasconcelos no Público que me levou a procurar no C de Autores Estrangeiros da minha estante e descobrir que "A Peste" estava lá.

E por fim "Diário de Anne Frank". Recentemente trazido de Mouriscas - era um dos livros da minha irmã Bel - porque queria comparar a edição que é uma tradução de Ilse Losa (só pode ser muito boa) com a versão reduzida "The Diary of a Young Girl" da Pearson English Readers. Aliás, na nossa última aula na turma de Inglês da UNISSEIXAL, lemos em inglês, ouvimos o CD e comparámos com o original. Mas, entretanto, tivemos que suspender as nossas aulas. Uma das minhas alunas até comentou por mensagem que a escolha deste livro para as nossas aulas parecia uma premonição quando comparamos o nosso confinamento forçado ao confinamento de Anne Frank. 

Lendo e escrevendo. Foi o nome que dei a este meu blogue que fez um ano em Fevereiro. Às vezes também desenhando. 

6 comentários

Comentar post