Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Lendo e escrevendo

Lendo e escrevendo

Caderno Proibido, Alba de Céspedes

28.01.25, Almerinda
Caderno Proibido, Alba de Céspedes, 1952   De tantas tão boas leituras que fiz em 2024, tenho muita dificuldade em dizer qual ou quais foram as minhas preferidas, mas “Caderno Proibido”, o último livro que li no passado ano, é certamente dos melhores. Uma verdadeira revelação, um livro com a minha idade, mas que é duma actualidade incrível e no qual me revi, e certamente muitas mulheres que tiverem oportunidade de o ler. O caderno proibido é uma revolução na vida de (...)

O Poço e a Estrada, Biografia de Agustina Bessa-Luís, Isabel Rio Novo

23.01.25, Almerinda
O Poço e a Estrada - Biografia de Agustina Bessa-Luís, Isabel Rio Novo, (2016-2018) Quem me conhece sabe como gosto de biografias e de romances biográficos. Esta é a terceira biografia que leio publicada pela Contraponto, depois de Integrado Marginal de Bruno Vieira Amaral que biografou José Cardoso Pires e de A Desobediente de Patrícia Reis, sobre a vida e obra de Maria Teresa Horta. Todas elas valiosos e completos trabalhos de divulgação da obra dos biografados. Quando se acaba (...)

Foi um Bom Ano (de leituras)!

31.12.24, Almerinda
Foi um bom ano! Costumo dizer que quem não tem o hábito de ler, nem sabe o que perde. Em cada livro que lemos há um mundo novo que se abre, um diálogo que encetamos, uma caixa onde descobrimos preciosidades inimagináveis. Quem me conhece, sabe como a leitura é das actividades que mais prazer me dá e como depois de cada livro que leio, gosto de escrever um pequeno texto com a minha leitura pessoal. Só então dou por terminada a leitura. Às vezes, fico até com dificuldade de (...)

Monólogo de uma Mulher chamada Maria com a sua Patroa, Sara Barros Leitão

27.12.24, Almerinda
  Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa, Sara Barros Leitão, 2021 “Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa” é o texto dramatúrgico que deu origem ao espectáculo homónimo, produzido pela estrutura artística Cassandra. Na badana da edição da Imprensa da Universidade de Coimbra pode ler-se: “Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa” é um título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas” que dá (...)

Timbuktu, Paul Auster

12.12.24, Almerinda
  Timbuktu, Paul Auster, 1999 Depois de “Um Cão no Meio do Caminho” de Isabela Figueiredo e na sequência da reflexão sobre as relações de puro afecto que se estabelecem entre as pessoas e os animais, a sugestão do próximo livro, aceite pelo grupo do Círculo de Leitura da UNISSEIXAL, foi este livro de Paul Auster. Para mim, o primeiro livro que leio deste autor norte-americano falecido este ano. Mr. Bones é a personagem principal em “Timbuktu”. Mr. Bones, um vira-lata, “um (...)

Atos Humanos, Han Kang

28.11.24, Almerinda
Atos Humanos. Han Kang, 2017 Este livro é sobre uma revolta, que começou por ser uma revolta estudantil, mas que juntou trabalhadores, sobretudo operárias, e que se estendeu por 10 dias. Entre 18 e 27 de Maio de 1980, ocorreu em Gwangju um massacre perpetrado pelo exército sul coreano duma ferocidade e desumanidade extremas, a mando do general Chun Doohwan. Gwangju é uma cidade do sul, por sinal a cidade onde Han Kang nasceu a qual teria 9 anos quando o massacre aconteceu. Na altura, (...)

Um Cão no Meio do Caminho, Isabela Figueiredo

26.11.24, Almerinda
  “Um Cão no Meio do Caminho”, Isabela Figueiredo, 2022 A escrita de Isabela Figueiredo não me desilude. Depois de “A Gorda” e de “Caderno de Memórias Coloniais”, este, que é o mais recente romance da autora, tem a fluidez e a sinceridade de um romance do quotidiano, das pessoas concretas e nem sempre visibilizadas. Logo a começar o romance, a autora aguça o interesse para a leitura do que virá a seguir: “Quando conheci a minha vizinha do lado a minha vida mudou” (...)

Retrato de Corpo e Alma, Luís Alpico

29.10.24, Almerinda
“Retrato de Corpo e Alma”, Luís Alpico, 2023 “Retrato de Corpo e Alma” (Momentos da Vida Trasmontana) é um livro constituído por um conjunto de vinte contos escritos por Luís Alpico, tendo a edição sido patrocinada pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, sendo o autor natural de Tresminas que pertence a esse concelho. De acordo com as palavras do autor, este é um “retrato do ambiente que se respirava no concelho de Vila Pouca de Aguiar nos anos 50, 60 e 70 do (...)

Fahrenheit 451, Ray Bradbury

14.10.24, Almerinda
“Fahrenheit 451”, Ray Bradbury, 1953 Vi o filme “Fahrenheit 451” duas ou três vezes. Como será o livro? Tão impressionante como foi o filme quando o vi? Estas algumas das perguntas que formulei mal comecei a leitura. Esta edição, com um prefácio de Jaime Nogueira Pinto, abre com um “AVISO: Se tem a sorte de estar a ler Fahrenheit 451 pela primeira vez e ainda não viu o filme, deixe este prefácio para o fim.”Não era o meu caso! Por isso comecei pelo prefácio, onde (...)

As Inseparáveis, Simone de Beauvoir

13.10.24, Almerinda
As Inseparáveis, Simone de Beauvoir, 1954 Quando no ano passado li “A Força da Idade” de Simone de Beauvoir, lamentei já mal recordar “Memórias de uma Menina Bem-Comportada” que lera há muitos e muitos anos e que na altura teve um grande impacto no meu desenvolvimento. Aí, logo no início, se referia várias vezes a grande amiga Zaza e a enorme influência que essa amizade tinha tido na sua juventude e ao longo da vida. “As Inseparáveis” é um romance que vai (...)