Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lendo e escrevendo

Lendo e escrevendo

#7 Maria de Lourdes Pintasilgo

07.12.20, Almerinda

Maria Lourde Pintasilgo.jpg

#7 Maria de Lourdes Pintasilgo

Mulher única. Mulher rara.

A única mulher primeira ministra em Portugal. A primeira mulher que ousou candidatar-se à presidência da República, num mundo de homens. Aquele sorriso. Aquela serenidade. Aquela força. Aquela coragem. Uma dimensão que ultrapassava os limites do nosso País pequeno e fechado. Reconhecida e considerada fora do país. Sem honras de Estado no funeral, ela que foi primeira ministra de Portugal.

Tive a honra de a conhecer e de guardar o seu “Cuidar o Futuro” autografado. “Cuidar o Futuro” é o relatório da Comissão Independente População e Qualidade de Vida a que presidiu, uma comissão de peritos e peritas verdadeiramente paritária. “Constituída por dezoito membros com reconhecida experiência política e participação activa nas causas públicas do nosso tempo” tinha igual número de membros oriundos do Norte e do Sul e igual número de mulheres e homens.

Nem podia ser de outra maneira.  Tratando-se de “um programa radical para viver melhor”, Maria de Lourdes Pintasilgo só assim trabalhava, em equipa, rodeando-se de quem, no terreno, conhecia a realidade e queria enfrentar os desafios dum mundo sustentável, harmonioso e humano.

Abrantina como eu, o seu rosto surge numa parede que homenageia 100 personalidades ilustres naturais de Abrantes.

 

2 comentários

Comentar post