#3 Frida Kahlo
Frida Kahlo
Esta mulher apaixona-me. É uma inspiração. Apaixonada, livre, o seu sofrimento físico não a limitou, tendo transposto para as telas não só a sua própria imagem, mas a dor física e a angústia das perdas.
“A pintura preencheu a minha vida. Perdi três filhos e outra série de coisas que teriam podido ocupar a minha vida horrível. Tudo isso foi ocupado pela pintura. Creio que não há nada melhor que o trabalho.”
A primeira colagem em que deliberadamente procurei notícias em jornais sobre Frida, em que escrevi citações de Frida e também de Franz Kafka. Na minha biblioteca, Kahlo e Kafka estão lado a lado. Descobri esta coincidência maravilhosa, numa citação de Franz Kafka: “Frida tem o mesmo número de letras de F [Franz] e a mesma inicial”.
A colagem final esteve exposta com outras colagens das alunas da Joana Verdelho no auditório da Junta de Freguesia de Amora. Desde o início que percebi que esta colagem iria ficar para mim. Foi também com esta colagem que decidi avançar com um projecto para este ano: retratar 20 mulheres em 2020.