Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lendo e escrevendo

Lendo e escrevendo

#20 Florbela Espanca

21.12.20, Almerinda

Florbela Espanca.jpg

Este post é uma republicação. Foi a vigésima colagem com que terminei o projecto que iniciei em finais de 2019 e que começou a ganhar forma à medida que me fui aventurando na técnica das colagens que agradeço à Joana Verdelho, minha amiga e professora de desenho e pintura. O projecto 20 Mulheres em 2020 ficou assim terminado e não pude deixar de postar a colagem de Florbela Espanca, no dia 8 de Dezembro. Hoje volto a publicá-la e assim termino esta "exposição" das 20 mulheres que escolhi, sabendo que muitas ficaram de fora, mas como a vida continua, elas hão-de ir aparecendo, à medida que me for aventurando em tentar retratá-las. 

 

#20 Florbela Espanca

“Bela acabou de se matar. De seguida encosta a cabeça à almofada da cama. Os seus cabelos negros movem-se como as asas de um corvo a levantar voo sobre a cinza eterna de uma fotografia. Não sente que se esteja a deitar. Tem a impressão de estar a ser aconchegada pelas mãos acariciadoras de uma outra que, com o seu odor, lhe assenta sobre a alma com um manto de paz.

O gesto do seu braço a descair sobre as cobertas desprende-se de um corpo que apenas se vai perpetuar na eternidade, imobilizando-se em definitivo nos contornos de um mito. A morte veio ter com ela como uma dádiva que a protege da necessidade de ser a primeira para alguém. Agora já não precisa de ser amada nem tão pouco voltar a interpretar a personagem de uma grande poeta, a sua principal invenção. Desiste dessa busca insaciável, da sôfrega procura de uma alma gémea através dos ténues reflexos que a sua poesia deixa no amor.”

Assim começa o romance “Bela” de Ana Cristina Silva. 8 de Dezembro de 1930, no preciso dia em que faria 36 anos. “Sempre soube que a morte teria asas de condor, luzes tricolores de amanhecer, vozes de violino angelical, seios de uma mãe real. Sonhou com ela desde que nasceu e espreita-a imensamente feliz.”

Esta foi a última colagem da série 20 Mulheres em 2020. É a vigésima, mas hoje teria de ser o dia para a publicar aqui. Para além da imagem mais famosa de Florbela Espanca, escolhi 8 poemas do “Livro de Mágoas”(1919), do “Livro de Soror Saudade” (1923) e de “Charneca em Flor” (1930).

Um muito obrigada a Ana Cristina Silva por dar vida a Bela, através deste belíssimo livro.

 

4 comentários

Comentar post